quarta-feira, 12 de maio de 2010

Seguindo nossa viagem fomos conhecer Fortaleza. Partimos de ilhéus no dia 24 de abril, num carro de aluguel, foi uma viagem e tanto, durou aproximadamente 1 dia, no caminho observamos diversas paisagens belissimas.


Chegando lá descobrimos que Fortaleza é a capital do Ceará e em latim significa "força, valor, coragem".
Está localizada no litoral Atlântico, com 34Km distribuídos em 15 praias, à uma altitude de 21m.É a capital de maior densidade demográfica do país, com 8.001hab/Km², é a cidade mais populosa do Ceará, a 5ª do Brasil e a 51ª mais populosa do mundo.
Pertence à mesorregião metropolitana de Fortaleza que possui 3.655.259hab, sendo a 7ª mais populosado Brasil e a 3ª do nordeste.O IBGE considera Fortaleza como metrópole da 3ª maior rede urbana do Brasil em população. É a 4ª cidade do mundo em concentração de renda e desigualdades sociais(escolas e moradias).
É um importante centro industrial e comercial do Brasil.Em 2004 alcançou a marca de destino mais procurado para o turismo.
Considerada a mais importante do país a Br-116 começa em Fortaleza e é batizada de Loira desposada do sol, devido aos versos do Poeta Paula Ney. É a atualmente o principal espaço cultural do Ceará com museus,teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.


O clima é semelhante as cidades litorâneas do país, quente, temperatura média de 26,5°C. A vegetação predominante é mangue e restinga.
Os meses mais quentes são dezembro e janeiro e julho é o mais frio, porém com diferenças mínimas de temperatura. A média pluviométrica é de 1.600mm, sendo que as chuvas se concentram em fevereiro e maio.



Foto do rio cocó- uma das paisagens mais belas do Ceará.



A maior parte da população vive na área urbana devido aos longos períodos de seca (agosto à dezembro) e ao solo arenoso, sendo assim, a agricultura é de pouca expressão econômica. Na década de 1990 toda a extensão do município foi considerada urbana.


Foto da catedral metropolitana de fortalaza





O governo municipal é dividido em 2 poderes: o executivo e o legislativo.

O PIB de Fortaleza representa 47,5% do PIB do Ceará e 0,89% do Brasil.

O comércio diversificado é o maior gerador de riquezas da economia de fortaleza.
A produção de calçados, produtos têxteis, couros, peles e alimentos derivados do trigo e a extração de minerais são os segmentos mais fortes da indústria.




Beach Park- Maior toboágua da América Latina


As principais atrações turísticas são:



_ parque temático Beach Park




_ centro Dragão do Mar de Arte e Cultura





_ praia de Iracema





_ Avenida Beira Mar




_ praia do Futuro

Sem comentários:

Enviar um comentário