sábado, 19 de junho de 2010

A nossa viagem está chegando ao fim! A nossa última cidade a ser visitada foi Porto Alegre.
Pegamos o avião com destino a capital do Rio Grande do Sul no Aeroporto de Congonhas em direção ao Aeroporto salgado Filho.



A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais portugueses açorianos, na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos. Também recebeu imigrantes árabes e poloneses.

Em 2001, a cidade apresentou o melhor índice de desenvolvimento humano e o terceiro melhor Índice de Condições de Vida , entre doze capitais brasileiras.É também a capital da Região Sul com a maior renda per capita.
Em junho de 2009, dentre as seis principais regiões metropolitanas pesquisadas pelo IPEA, (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), a Região Metropolitana de Porto Alegre foi a que apresentou o menor número de habitantes em condição pobreza e a menor desigualdade (concentração de renda): o índice de Gini ficou em 0,493. Na mesma época, segundo o IBGE, a Região Metropolitana de Porto Alegre também apresentou o menor índice de desemprego, dentre as seis regiões pesquisadas.

Porto Alegre é a maior região metropolitana do sul do Brasil, a quarta mais populosa do país, com 4.064.186 habitantes (IBGE/2009), e a terceira mais rica, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade de Porto Alegre, com 1.436.123 residentes em 2009, foi a décima primeira cidade mais populosa do Brasil, segundo estimativas do IBGE.
Em 2004, foi a única cidade brasileira incluída entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo - segundo a consultoria britânica Jones Lang LaSalle.
A capital gaúcha é também um importante polo educacional, atraindo estudantes não só da região Sul, mas de outras regiões do Brasil e de países do Mercosul. Em 2008, a UFRGS foi incluída entre as 500 melhores universidades do mundo.
Segundo a ICCA (International Congress and Convention Association), foi uma das cidades brasileiras que mais sediaram eventos internacionais em 2007. Desde 2001, a cidade ganhou reconhecimento internacional ao sediar a primeira edição do Fórum Social Mundial, evento agora itinerante. Foi escolhida como uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito em 31 de maio de 2009, em Nassau (Bahamas). Em virtude dos jogos, está prevista a realização de diversas obras, como a duplicação de avenidas e a ampliação do metrô.


Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas do Brasil. A cada habitante da cidade correspondem, aproximadamente, 17m² de área verde. Em 1976 foi criada em Porto Alegre a primeira secretaria do meio ambiente do Brasil.

Assim as grandes áreas verdes de Porto Alegre ajudam a amenizar seus problemas ambientais, mas a cidade apresenta problemas com resíduos e poluição, entre outros. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo, o nível de poluição na cidade é o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, sendo a segunda capital mais poluída do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
Alagamentos como o da Avenida Goethe e regiões próximas se intensificaram com o aumento do asfaltamento da cidade, diminuindo a infiltração da água e aumentando o seu escoamento superficial. Para reverter esse problema de drenagem urbana, foi construído o Conduto Álvaro Chaves. Iniciada em maio de 2005, a obra teve seu término em 2008, diminuindo bastante os alagamentos.



A área do município de Porto Alegre é de 470,25 km² (Censo IBGE/2000). Destes, 44,45 km² estão distribuídos nas 16 ilhas do Guaíba sob jurisdição do município. Atualmente a cidade conta com 78 bairros.

Possui um relevo montanhoso na parte mais ao sul, onde se destaca o Morro Santana, com 311 metros de elevação acima do nível do mar. A cidade ainda possui 70 km de margens banhadas pelo Guaíba.

O clima é subtropical úmido, com verões quentes e invernos frios e chuvosos.


Foto do Jardim Botânico de POA.

Existem muitos parques na cidade, os mais frequentados são o Parque Moinhos de Vento (ou Parcão), o Parque Farroupilha (ou Redenção) e o Parque Marinha do Brasil. Destaca-se também a Praia de Ipanema, localizada na zona sul da cidade.
Outras áreas públicas mais frequentadas são: Estância da Harmonia, Largo Glênio Peres, Morro do Osso, Morro Santa Teresa, Praça da Alfândega, Praça da Matriz, Parque Chico Mendes, Parque Mascarenhas de Moraes, Parque Maurício Sirotski Sobrinho, Praça da Encol e o Jardim Botânico de Porto Alegre.





Parque Farroupilha.

Segundo dados do IBGE/2007, o PIB de Porto Alegre é de R$33.434.026 mil e seu PIB per capita R$ 23.534,00.
Segundo a consultoria britânica Jones Lang LaSalle (2004), Porto Alegre está em segundo lugar em produção rural e industrial entre as cidades brasileiras.
O turismo não é uma área muito aproveitada para a economia da cidade. Muito tem sido discutido sobre a revitalização do Cais do Porto, que incentivaria o turismo na região.

Porto Alegre é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no país. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão a estátua do Laçador (na entrada da cidade) e a Usina do Gasômetro.
Estão em construção, atualmente, novos centros de cultura, como o Multipalco, anexo ao Theatro São Pedro, que será um dos maiores complexos culturais do Brasil. Ainda estão em construção, ou por iniciar, o novo Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, o Centro Cultural da Caixa Econômica Federal e a Cinemateca Capitólio. Todos esses empreendimentos em andamento, somados aos já existentes, consolidam Porto Alegre como o terceiro polo cultural do país.

Abaixo algumas fotos de pontos turísticos da capital:




Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul.





Teatro São Pedro.





Palácio Piratini.




Antiga Prefeitura.




Catedral metropolitana.



Monumento aos Açorianos com prédio do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul ao fundo.




Museu de Arte do Rio Grande do Sul.



Usina do Gasômetro, localizada às margens do Lago Guaíba.




A Feira do Livro de Porto Alegre ocorre anualmente na Praça da Alfândega.

Sem comentários:

Enviar um comentário