sábado, 22 de maio de 2010

Como nosso próximo destino escolhemos uma cidade na qual muito ouvimos falar: Belém do Pará.
Pegamos o avião no Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza e desembarcamos no Aeroporto Internacional de Belém.


Não foi uma viagem tão cansativa quanto as outras.
Como sempre não resistimos e fomos passear pela cidade que convenhamos é muito linda!






A cidade de Belém vista do rio Guamá.


Belém é a capital do estado do Pará e é a maior cidade na linha do Equador. Tem uma população estimada 1.437.600 hab, é conhecida como " Metrópole da Amazônia" e "cidade das mangueiras".

Na Era da Borracha entre 1890 e 1920, Belém vivenciou a Belle Époque, momentos de luxo e glamour. Belém era na época considerada a cidade brasileira mais desenvolvida e uma das mais prósperas do mundo, não só pela sua posição estratégica - quase no litoral -, mas também porque sediava um maior número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições.

Ocupando uma área de 1.065 km², Belém conta atualmente com 1.437.600 hab., é a segunda cidade mais populosa da Amazônia. Limita-se ao município de Ananindeua. Seu relevo é a planície amazônica e a vegetação é a floresta Amazônica.

Os rios que passam por Belém são o rio Amazonas, rio Maguari e rio Guamá. A Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado brasileiro do Pará, inclusive sua capital, Belém. Foi formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará.





Baía do Guajará



O clima é equatorial (quente e úmido) influenciado pela floresta amazônica, onde as chuvas são constantes.
De julho à novembro a temperatura pode chegar aos 35°C, assim a população foi orientada a plantar mangueiras para amenizar o calor. Em janeiro e fevereiro, época de colher o fruto, a cidade fica tomada por deliciosas mangas.

A cidade é rica em história, cultura, cores, cheiros, sabores e em natureza, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos. A capital paraense desponta como grande roteiro turístico do Brasil, gerando uma excelente oportunidade para investimentos turísticos e está entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil.

Vamos postar para vocês os lugares que visitamos...




A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré= a única basílica da Amazônia Brasileira, é de grande importância religiosa para o povo paraense.







O mercado Ver-o-Peso as margens da baía do Guarajá faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. É também famoso pela sua variedade de produtos como: pães, frutas, peixes e doces.
É a maior feira livre da América Latina, é também o símbolo de Belém e sua maior atração turística. Foi eleito entre as 7 Maravilhas do Brasil.






O Estádio Olímpico do Pará passou por reformas e agora está totalmente concluído, conta com pista de atletismo, vestiários modernos e aparelhos de alta tecnologia. Possui capacidade para cerca de 45 mil pessoas.
Está entre os 5 melhores estádios do Brasil eleito pela FIFA.





O Palácio Antônio Lemos foi edificado no período de 1868 a 1883 para ser o Palácio Municipal. (Hoje é sede da prefeitura)






O Museu Paraense Emílio Goeldi é a mais antiga instituição pesquisa na região amazônica. Suas atividades se concentram no estudo científico dos sistemas naturais e culturais da Amazônia, assim como na difusão de conhecimentos e coleções relacionadas à região. É reconhecido mundialmente como uma das mais importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira.






O Planetário Sebastião Sodré da Gama foi fundado em 30 de setembro de 1999, vinculado à UEPA, está localizado na Rodovia Augusto Montenegro, é primeiro da região norte e considerado um dos mais modernos do Brasil. Equipado com aparelhos vindos diretamente da Alemanha, o espaço tem a capacidade de reproduzir constelações, estrelas, cometas, galáxias e planetas.






A Praça Batista Campos uma das mais belas de Belém.
Em 2005, ganhou o "Prêmio 100 Mais Brasil", da Revista Seleções, como a mais bela praça do país.
Em 2008, a praça passou por uma grande restauração ganhando um ar mais moderno e organizado, porém mantendo suas principais características, como seu ajardinamento sem grades, plantas ornamentais, córregos, pontes, bancos, chafariz.






Belém é encantador! Conheça você também! Ah, estamos de partida para outro estado, aguardem as próximas postagens!

1 comentário:

  1. belém e minha cidade linda bonita, com arvores e bosques igreja sentenarias lindos predios com arqueteturas maravinhosa apessar de estar a sete anos morando fora eu sou iper pega apaixonada por essa cidade maravilhosa.

    ResponderEliminar